Hábitos saudáveis e diversão nem sempre caminham juntos, verdade? Entretanto, existem algumas atividades que estimulam a queima de calorias, tonificam a massa muscular e de quebra garantem bastante diversão para quem pratica. Você sabe, por exemplo, como fazer sapateado?
Os pés indicam o ritmo e o corpo cria a melodia, com os braços sempre em movimento. Essa modalidade de dança se vale dos sons emitidos pelo solado dos sapatos e é marcada pelo forte peso artístico e teatral. Em média, uma aula resulta no gasto de 400 calorias, variando conforme tempo e intensidade.
Antes de começar a praticar o sapateado, o ideal é consultar um ortopedista para ter certeza das condições físicas. A partir daí, as vantagens começam a aparecer. Você se interessa pelo assunto? Então continue conosco e confira as informações que trazemos ao longo do post!
Principais benefícios do sapateado
Pouco adianta saber como fazer sapateado se o praticante não está por dentro dos inúmeros benefícios que a dança entrega. A seguir listamos as principais vantagens dessa expressão original da Irlanda.
Postura
O sapateado causa impacto direto nos músculos do corpo. Por isso, auxilia no desenvolvimento da flexibilidade e melhora bastante a postura.
Movimentos repetidos de bater pontas, calcanhares e sola dos pés no chão exigem equilíbrio. Em médio e longo prazo, como consequência, o condicionamento físico evolui e a postura fica mais ereta.
Coordenação motora
Concentração é uma das palavras-chave no sapateado. Afinal de contas, cada ação exige foco para a prática ideal, e a coordenação motora recebe uma série de estímulos por meio da dança.
Baseado no ritmo, o sapateado trabalha muita agilidade nos pés e nas pernas, com os movimentos determinando os sons reproduzidos.
Autoestima
O fator psicológico também faz parte dos benefícios de aprender como fazer sapateado. Assim como outras modalidades de expressão artística, a autoestima tende a crescer.
A dança ajuda na libertação de possíveis medos, desinibindo o praticante e fazendo com que ele se sinta mais capaz e confiante.
Emagrecimento
Já mencionamos a importância do sapateado na queima de calorias, lembra? Por trabalhar o corpo inteiro, tonificando em especial bumbum, abdômen e pernas, a musculatura ganha força.
Como um todo, esse processo de esforço físico auxilia diretamente na busca pela perda dos quilinhos extras.
Dicas de prática
Se você é iniciante, começar a prática já sabendo alguns detalhes importantes para os mais experientes já ajuda muito. Continue a leitura e veja!
Material do sapato
A decisão do material do sapato figura como aspecto primordial. Estar familiarizado com as peculiaridades das alternativas disponíveis permite a identificação mais clara a respeito do que se encaixa melhor aos seus padrões. Em geral, couro e material sintético consistem nas principais opções.
Enquanto o couro oferece maior durabilidade e amplitude de movimento, além de melhor suporte, o material sintético são mais baratos e, por outro lado, mais rígidos. A segunda alternativa demanda menos manutenção, por isso costuma ser indicada para iniciantes, apesar da amplitude mais baixa nas ações.
Principais passos
Partindo para um assunto próximo à prática do sapateado, vale destacar alguns dos principais passos da dança. Que tal já aproveitar para tirar um gostinho dos nomes? Confira:
- stamp: bater o pé no chão, com peso;
- stomp: bater o pé no chão, sem peso;
- tap: bater a chapinha do sapato da frente sem peso;
- step: bater a chapinha da frente com peso;
- dig: bater o calcanhar na frente;
- toe: bater a ponta do sapato.
Saber como fazer sapateado pode ser o conhecimento que faltava para você acrescentar mais um hábito saudável e divertido à rotina! Procure vestir roupas leves e confortáveis para otimizar a prática e aproveite!
E então, o post foi útil? Aproveite e deixe um comentário com sua opinião ou dúvida a respeito do tema!