Como escolher a sapatilha de ponta perfeita?

Conseguir fazer um bom trabalho de pontas é lindo e muito gratificante, mas para chegar lá, é preciso escolher a sapatilha certa para seus pés e, muitas vezes, isso não é uma tarefa fácil. Infelizmente, muitas bailarinas perdem um bom tempo com os modelos errados, o que influencia muito na forma como trabalhamos nossos pés e no resultado.

Por isso, nest post, ajudaremos você com algumas dicas para saber qual é a melhor sapatilha de ponta para iniciantes nessa etapa do ballet. E assim fazer com que você consiga escolher o seu primeiro modelo, minimizando a chance de erros na hora da escolha. Confira!

Conheça as características dos seus pés

Os pés são a base e a estrutura do nosso corpo, e quando se trata de ballet devemos redobrar essa sua função. Portanto, o segredo número um é conhecer bem a sua anatomia e as características. Muitos fatores influenciam na hora de comprar a sua primeira sapatilha de ponta, como:

  • o comprimento  dos dedos;
  • a largura do pés;
  • o tipo de colo de pé;
  • o tipo de a pisada;
  • se o pé é chato;
  • a força da bailarina;
  • o objetivo para que será usada a sapatilha.

Não existe uma sapatilha que seja perfeita para qualquer tipo de pé, e por isso, é importante se conhecer bem antes de fazer sua escolha. Prepare-se para mergulhar no universo dos pés, e entenda cada cantinho deles antes de adquirir a sua primeira sapatilha de ponta. Veja abaixo algumas características que farão toda diferença nesse momento.

Formato dos pés

A primeira característica a se observar nos pés antes de comprar a sua primeira sapatilhas de pontas é o formato dos pés, que deve considerar, também, o tamanho dos dedos. De maneira geral, há três tipos:

  • pé grego: tem o segundo dedo maior que os demais;
  • pé egípcio: dedão é maior e segue em escadinha até o mindinho;
  • pé quadrado: tem os três dedos do mesmo tamanho, geralmente dedão, segundo e terceiro dedos.

Cada um desses tipos pode ser largo ou estreito. Além disso, com relação a planta dos pés (ou pisada), os pés podem ser:

  • chato: pouco colo de pé;
  • normal: colo do pé normal;
  • cavo: muito colo de pé.

Força dos pés

A força dos seus pés influencia muito na escolha de qual a melhor sapatilha de ponta para inciantes. Nem sempre ela está ligada à experiência, afinal, algumas pessoas já têm essa parte do corpo mais resistente mesmo sem ter feito um trabalho de pontas extensivo.

Por isso, caso você ainda não conheça bem a força dos seus pés, busque experimentar três modelos diferentes — um para iniciantes, um mediano e um mais reforçado — e veja na loja como eles se encaixam.

Calce todas e observe como o arco é formado na palmilha. Ele não deve ser muito forte, já que temos que levar em consideração que a sapatilha “quebrará” com o tempo, se moldando aos seus pés. Ou seja, se você já conseguir formar um arco perfeito logo de cara, significa que essa sapatilha é muito fraca e, provavelmente, será preciso utilizar uma mais reforçada. Portanto, faça o teste e encontre a melhor opção.

Largura dos pés

A largura dos pés é outra característica de atenção na hora de escolher a sua primeira sapatilha de ponta. Afinal, um modelo de box mais larga que os seus pés não dará a firmeza necessária para realizar os movimentos. E o contrário também pode atrapalhar, causando dores insuportáveis na hora de fazer a ponta.

Nesse momento, vale a técnica do teste também. Portanto, procure calçar os dois tipos de sapatilhas e verifique qual fica mais confortável para o formato dos seus pés.

Colo do pé

Há quem relacione o colo do pé com força, contudo, não necessariamente quem tem essa parte dos pés protuberante terá mais força na hora de realizar o movimento. Por isso, na hora de escolher sua sapatilha, esses elementos devem ser analisados separadamente.

O colo do pé influencia no tipo de decote da sua sapatilha. Para quem tem muito, os modelos com decote alto são a melhor opção, já que essa característica ajuda a conter os pés para que seu corpo não saia do eixo. Já quem tem pouco deve optar por um decote baixo, permitindo que essa parte seja mais exposta e tenha mais liberdade para se desenvolver.

Compre pessoalmente a sua primeira sapatilha de ponta

Após tantos anos de ballet, é chago o grande momento de comer os trabalhos de ponta. Depois de anos de aulas e dedicação, agora, você passará a se profissionalizar, e um passo tão importante como esse merece uma atenção especial, não é mesmo? No entanto, como você ainda não iniciou nas pontas, nossa recomendação é que o modelo seja escolhido pessoalmente.

Para quem já tem anos de ballet, fez experimentações e conhece bem os pés e as marcas de qualidade não há nenhum problema em adquirir em lojas virtuais. Contudo, para a primeira sapatilha de ponta é melhor prová-la, até mesmo porque não é um item barato e, caso você não acerte de primeira, pode ser necessário comprar outra.

Peça orientação do seu professor

Além de conhecer o tipo de ballet treinado, ele também reconhece as suas características como bailarina, e por isso, pode ser a pessoa ideal para dar dicas sobre quais as características que a sua primeira sapatilha de ponta deve ter.

É o seu mentor quem dará as aulas e irá prepará-la para fazer lindos arabesques. E tipo, objetivo e método das aulas podem influenciar significativamente na escolha das sapatilhas. Afinal, há professores que usam técnicas mais dinâmicas e fortes, enquanto também existem aqueles que ensinam de maneira mais gradual.

Dessa forma, o modelo pode depender de como o seu corpo está formado, seu preparo físico, entre outras características que apenas o seu professor pode identificar.

A escolha inadequada pode prejudicar o seu desempenho e ocasionar em lesões graves — como danos nos músculos e nas articulações. Além disso, um modelo mal escolhido pode levar à sobrecarga nos joelhos, quadris e colunas. Por isso, pense bem na hora de escolher qual a melhor sapatilha de ponta para iniciantes e fique atenta a qualquer sinal de dores nessas regiões.

Agora que você já sabe escolher as sapatilhas ideais para os seus pés, não deixe de conferir os nossos modelos em nossa loja virtual.

Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Posso ajudar?
Escanear o código
Segunda a sexta, das 07 às 17h
Olá!
Teremos muito prazer em te atender!